Parque Residencial Valparaíso (Serra - 1982)

  • anteontem
Na área de 375 mil m², no planalto serrano, próximo ao Civit, Escelsa e Macro, a 15 minutos de Vitória, surgiu, há oito anos, no meio dos bairros mais populosos, como Jardim Limoeiro, José Anchieta e Feu Rosa, o bairro Valparaíso.

Hoje, com uma população estimada em 4.500 moradores, Valparaíso é considerado um dos melhores bairros por possuir completa infraestrutura: ruas asfaltadas, água encanada, luz, rede de esgoto, escolas, centro comercial, etc. Talvez por tudo isso, Valparaíso tem atraído, nos últimos anos, grande parte dos setores da classe média, profissionais liberais, como comerciantes, funcionários de grandes empresas, etc.

A população é formada basicamente por famílias jovens, que saíram de bairros mais próximos de Vitória devido aos altos preços dos aluguéis. As edificações mais antigas datam de 1983, quando foram construídos os primeiros conjuntos habitacionais.

Atualmente, mais da metade da área de Valparaíso, 191 mil m², é ocupada por edificações com prédios de três andares, casas baixas e duplex.

Por ser um bairro de ocupação planejada, a maioria dos conjuntos ainda mantém a fachada original. Mas é comum também encontrar duas ou três obras em uma mesma rua. As principais são as casas, primeiras a receberem reformas.

É difícil encontrar numa mesma quadra um único tipo de casa; as fachadas estão sendo alteradas progressivamente. Ao todo, já são 1.100 unidades habitacionais em meio a 134 mil m² de área verde; o concreto armado é suavizado pela cobertura vegetal que cerca todo o bairro. Os conjuntos são integrados às áreas de lazer e ao comércio, centralizado em um único ponto.

Recomendado