HIMARS danificados pela batalha retornam aos Estados Unidos

  • há 3 meses
HIMARS danificados pela batalha retornam aos Estados Unidos



Dois sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade M142 (HIMARS) da Ucrânia retornaram aos Estados Unidos, provavelmente para reparos, depois de sofrerem diferentes graus de danos em batalha.
Vídeos e fotos recentemente postados nas redes sociais mostram os lançadores HIMARS, dois dos 39 entregues, sendo descarregados de uma aeronave de transporte Antonov An-124 no Aeroporto Internacional de Harrisburg, em Middletown, Pensilvânia.

Dos dois veículos M142, o primeiro – distinguido pelas suas proeminentes marcas de identificação com cruzes brancas – parece ter sofrido danos por estilhaços em pelo menos um lado, com até 16 impactos visíveis, embora, no geral, os danos pareçam bastante pequenos. Ambas as janelas frontais blindadas também foram danificadas.

O segundo veículo parece ter sido atingido por uma mina e apresenta danos mais significativos, incluindo a perda da roda dianteira do lado direito e partes da parte inferior da cabine arrancadas. Notável no segundo veículo também é o retrato do líder militante ucraniano de extrema direita Stepan Bandera na frente da cabine.

Até agora, nenhum HIMARS ucraniano foi confirmado como danificado (ou destruído). Apesar de muitas afirmações russas em contrário, nenhuma dessas afirmações foi até agora apoiada por imagens convincentes.