Gilmar Mendes diz que STF ‘sobreviveu’ às ameaças golpistas

  • há 8 meses
Durante sessão solene do Superior Tribunal Federal (STF) na tarde desta quinta-feira (28/09) para a posse de Luís Roberto Barroso como novo presidente da corte, o ministro Gilmar Mendes fez duras críticas as ameaças sofridas pelo STF. Gilmar relembrou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro e disse que a corte sofreu com um "populismo autoritário" nos últimos anos.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/09/28/interna_politica,1568325/na-despedida-rosa-weber-destaca-a-igualdade.shtml

Em sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber afirmou ontem que o ataque golpista de 8 de janeiro jamais pode se repetir, mas deve ser lembrado também como propulsor do fortalecimento do Estado democrático de Direito. “(Deve ser lembrado) diante da união e resposta imediata e firme dos Poderes constituídos à vilania praticada e na contramão do que pretendera aquela horda hostil”, afirmou Rosa, em discurso no final da sessão do Supremo.

“A resistência, a resiliência e a solidariedade ficaram estampadas na metáfora da travessia da Praça dos Três Poderes, do Planalto ao Supremo – o mais atingido pelo vilanismo”, lembrou, quando integrantes do Supremo, do Planalto e Congresso, liderados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, andaram de um prédio a outro após os ataques. “Todos nós simbolicamente de mãos dadas, desviando das pedras, dos cacos de vidros, dos cartuchos de bala de borracha que abarrotavam o chão da praça”, afirmou.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: / @portaluai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#GilmarMendes #8dejaneiro #golpistas

Recomendado