Lula pede reunião para resolver acordo UE e Mercosul

  • há 8 meses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instou chefes de Estado e governo europeus a fazerem uma reunião com líderes do Mercosul para bater o martelo sobre o acordo UE-Mercosul até o final de 2023, quando termina a presidência pro-tempore do Brasil no bloco sul-americano - ou então abandonar as negociações do tratado comercial.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/09/11/interna_politica,1559822/lula-pede-reuniao-com-chefes-de-estado-para-resolver-acordo-ue-e-mercosul.shtml

"Nos próximos meses precisamos chegar a um sim ou não, ou parar de discutir esse acordo, estamos discutindo há 22 anos, ninguém aguenta mais", disse Lula, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (11) após a participação do mandatário brasileiro na reunião de cúpula do G20. "Nós queremos e precisamos (do acordo). Mas queremos ser tratados em igualdade de condições, e chegar a um ponto de equilíbrio".

O acordo entre os dois blocos começou a ser negociado oficialmente em 1999. Em março deste ano, os europeus apresentaram uma "carta adicional" com novas exigências ambientais que vão além do determinado pelo Acordo de Paris e passam a incluir sanções pelo suposto não cumprimento de metas.

"Eu disse a eles (presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e presidente do Conselho Europeu, Charles Michel) e ao (presidente francês, Emmanuel) Macron que estou com vontade de fazer o acordo enquanto estamos (o Brasil) na presidência do Mercosul", disse Lula.

Mas o mandatário brasileiro afirmou que não irá aceitar a "sanções e a ideia das compras governamentais". "Compras governamentais são instrumento de política industrial de cada país - foi assim na Alemanha, nos EUA, e será assim no Brasil."

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: / @portaluai

Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
acebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#lula #uniãoeuropeia #mercosul #g20

Recomendado