Quem foi Getúlio Vargas? (Caminhando Jornal Tv 125) .

  • há 9 meses
Revista Cultural e Política ,digital , (no caso, a n ° 125 , ESPECIAL) , " Quem foi GETÚLIO VARGAS? - UM TIRO NO IMPERIALISMO " (4) .Revista exibida sempre pela TVC/Rio, TV Comunitária , C.6 , Net, sábados, 13 h . E ainda colocada , integral, nas mídias . Produzida por cidadãos, diferentes níveis e origens , preocupados com o presente e futuro do país .

Como neste número, em datas importantes , edição especial . No caso , programa dedicado , mais uma vez, a Getúlio Vargas , na data de sua morte , suicídio , a que foi levado por pressão imperialista e de aliados locais em 24 - 8 -1954) .

Revista, em geral, com diversas seções - editorial, cultura/música , política nacional , internacional, sindicatos e trabalhadores ,etc. Mas, neste número, o tempo dedicado a Vargas. Pela extensão da matéria gravada, e dos temas envolvendo Getúlio, haverá, provável , adiante, novo programa , a partir dos anteriores.Este número com apresentação, músicas sobre Vargas , para informação sobre a época, linhas gerais da vida dele , o contexto, ligações militares - resumo, desde seu nascimento, em 1882, em São Borja, RGS . Depois, rodadas , entre os participantes, sobre episódios políticos vividos por ele , ouvidos o Gal. Meirelles , historiador e doutor Hiran Roedel , advogado e mestre Mauro Burlamaqui , Regina Duque e outros, em especial o Mestre e Doutor, no tema República, Lincoln Penna .Além disso, dados comprovados pela História , já em livros. E sempre citação, nas análises e em dicas, de livros, jornais , etc. para quem deseje mais informação, , além de indicação de onde professores e alunos podem melhor conhecerem Vargas.

Getúlio Vargas , figura fascinante, considerado, por muitos, o único estadista brasileiro. Ligações com o Ocidente , simpatias pelo Eixo, Hitler - e apoio popular. Seu suicídio, que alguns consideraram assassinato , e ele ser tido como " pai dos pobres" e "mãe dos ricos ". Figura única de nossa história, artífice da ditadura de 1937 , e autor da frase, interpretada pelo historiador Penna, no programa : "A Constituição é como uma virgem - precisa ser violada".
Um legitimista e não legalista . Posição que, hoje, muitos líderes militares ainda almejam. Note-se a desesperada e cheia de ilícitos tentativa de eleger Bolsonaro em 2022 - fracassada.

Tantas as questões , e tão importantes, que nem todas puderam ser discutidas -seu relacionamento com Prestes e o convite, a este, para liderar a Revolução de 1930, na área militar, o que foi recusado . Do mesmo modo, a "revolta comunista de 1935", da qual tinha informações precisas do planejamento. Temas apaixonantes que , desde um passado não tão longínquo , influem ainda no presente - militares no poder, então, e, ainda, hoje, mais de 68 anos depois. ? Por quê ?( algumas dessas questões não puderam serem abordadas , questão de tempo e espaço, ficando para adiante ).(Mas, estão nos livros indicados).

Recomendado