Acordo UE-Mercosul: esperança e medo para agricultores

  • há 10 meses
O francês Christian Bajard e a brasileira Sônia Bonato são ambos agricultores, mas, separados por quase 9.000 km, eles têm visões muito diferentes sobre um possível acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2023/07/15/interna_internacional,1520504/acordo-ue-mercosul-esperanca-e-medo-para-agricultores-europeus-e-sul-ameri.shtml

Esse acordo "pode colocar em perigo a agricultura francesa, porque não estamos operando nas mesmas escalas de exploração", suspira Bajard, 53 anos, criador de gado Charolês em Saint-Symphorien-des-Bois, na região de Bourgogne (centro-leste da França). Na bucólica região de Charolais-Brionnais, seu rebanho de 250 cabeças de gado pasta oito meses por ano em pastagens cercadas por colinas.

A propriedade da família, antes administrada por seu pai e seu avô, hoje abrange 145 hectares, divididos em várias parcelas. Se o acordo entre a UE e os quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) for ratificado, Bajard teme que sua fazenda desapareça, diante da "concorrência desleal" das imensas explorações sul-americanas.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#uniaoeuropeia #mercosul #brasil #agricultura

Recomendado