Enegrecendo ideias, conheça os nomes que estão fazendo a diferença no afroempreemdedorismo em Pernambuco
  • há 10 meses
Em conteúdo exclusivo para as redes sociais, o especial "Enegrecer" da TV Jornal mostra detalhes do afroempreemdedorismo.

No empreendedorismo social, no mercado gastronômico, ou no mundo da moda... Em todas essas áreas os exemplos de novos empreendedores não param de crescer. Foi na falta de oportunidades no mercado formal, que muitos desses profissionais viram a necessidade de abrir o próprio negócio.

No especial "Enegrecer" a TV Jornal contou sobre a vida de pessoas com esse perfil e que além disso tinham em comum o fato de levar o conceito de representatividade e negritude para as mais diferentes áreas.

Ao longo da reportagem você conhece a história de Daniel Paixão, um jovem periférico que decidiu criar uma ONG dentro da própria comunidade. Ele ajuda jovens e mulheres chefes de família a começarem se profissionalizar e empreender. Também apresentamos a história do patrimônio de Pernambuco, Mãe Beth de Oxum que há décadas realiza um trabalho de empreendedorismo social com jovens de comunidades de Olinda.

O empreendedorismo voltado ao comércio, mercado da beleza e indústria criativa também marcam presença no especial. Conhecemos as histórias da jovem Gabriely Melo, que aos 19 anos abriu o próprio salão para trançar o cabelo de outras jovens. Além disso, conhecemos a vida do "casal Zarina", dois empreendedores que criam roupas e acessórios para exaltar a beleza negra.

Para fechar, o expectador é convidado a conhecer o mundo gastronomia pelo olhar da culinarista Natália Salusi e o cozinheiro Alexsandro Silva, que emociona ao mostrar a relação entre a profissão dele e ancestralidade do povo preto.

O especial conta com o auxílio de diferentes fontes, entre administradores, especialistas em marketing, professores, jornalistas e advogadas. Os entrevistados detalham as particularidades do mundo do empreendedorismo e as relações sociais.
Recomendado