Guedes sobre Petrobras: 'Brasil é prisioneiro...'

  • há 2 anos
Ao falar sobre monopólios nesta terça-feira (12/7), durante uma participação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, o ministro da Economia Paulo Guedes fez críticas à Petrobras.

"Temos um modelo equivocado, ruim, e o principal efeito é o subinvestimento crônico. O Brasil era para ser o segundo ou terceiro maior produtor de petróleo do mundo [...] Ter o mesmo poder de mercado que a Arábia Saudita. E não tem exatamente porque é escravizado, é prisoneiro de um modelo obsoleto", declarou.

Leia mais:

Guedes disse também que, antes da pandemia, um processo havia sido iniciado para quebrar este ciclo. Segundo ele, começou pelas distribuidoras, o próximo passo seria a Transpetro e por último a quebra de monopólio real da Petrobras.

"É diagnóstico nosso de que o Brasil é prisoneiro de um modelo inadequado e obsoleto de utilização de recursos naturais. [...] Quando você tem um modelo de monopólio, você por definição está explorando a população, está explorando o consumidor", reforçou.

O ministro também afirmou que o mundo todo está passando por uma inflação e que o cenário atual é um choque adverso de oferta por causa da invasão da Rússia na Ucrânia.

Política de preços: Guedes disse ainda que não cabe a ele, da Economia, falar sobre políticas de preços da Petrobras. "O presidente indica um ministro de Minas e Energia, que articula um conselho de administração para a Petrobras. [...] São eles que decidem", ponderou.

Recomendado