Um Café Lá em Casa com Marcos Suzano e Nelson Faria

  • 6 years ago
Venha fazer esse café com a gente e tenha benefícios exclusivos do clube de assinantes:

https://recorrente.benfeitoria.com/umcafelaemcasa



E não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtube, toda semana temos um convidado novo, com muitas histórias, boa música e, claro, um ótimo café.

https://www.youtube.com/user/umcafelaemcasa


*

Marcos Suzano é um percussionista carioca, escutava rock na adolescência até ouvir o naipe de percussão de um bloco carnavalesco e ficar fascinado. Comprou diversos instrumentos, tocou surdo, cuíca, e fixou-se no pandeiro depois de assistir a um programa com Jorginho do Pandeiro, do conjunto Época de Ouro.


Acesse nosso site:
http://www.umcafelaemcasa.com.br

Conheça nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/umcafelaemcasa

APOIO:
Roland (www.roland.com.br)
TK Personalizações (www.tkpersonalizacoes.com.br)
Da Casa da Táta (www.dacasadatata.com.br)
FBS Sonorizações (www.fbs.art.br)
O Árabe da Gávea


*


MARCOS SUZANO

Na adolescência, escutava rock, até se fascinar ao ouvir o naipe de percussão de um bloco carnavalesco. Começou tocando surdo e cuíca e fixou-se no pandeiro depois de assistir a um programa com Jorginho do Pandeiro, do conjunto Época de Ouro. Cursou economia, mas durante o curso já frequentava a casa de Hermeto Pascoal e de Radamés Gnattali.

Depois de formado, estudou ritmos africanos ao lado de um grupo com Paulo Moura, tocou com Zizi Possi, Água de Moringa, Marisa Monte, Zé Kéti, Gilberto Gil, Lenine e outros. Mais tarde desenvolveu técnicas para o instrumento, difundidas em cursos e workshops. Em 1993 sua parceria com o músico pernambucano Lenine se transformou no elogiado disco “Olho de Peixe”, lançado pela gravadora Velas.

A técnica de Marcos Suzano parte do princípio de tocar o pandeiro "invertido", isto é, tomando como tempo forte não a batida do polegar, mas a das pontas dos dedos contra a pele do pandeiro (geralmente a batida das pontas dos dedos é dada fora do tempo forte, dado pelo polegar). Segundo o músico, essa técnica facilita a realização de ritmos fora do padrão do pandeiro, como compassos ímpares, por exemplo.



NELSON FARIA

Um dos mais expressivos músicos brasileiros, Nelson Faria carrega em sua bagagem musical 12 CDs gravados, oito livros – sendo dois deles com edições nos EUA, Japão e Itália – um DVD com o grupo Nosso Trio e a vídeo-aula Toque de Mestre. Além disso, participa como músico, arranjador e/ou produtor em mais de 200 CDs de diversos artistas nacionais e internacionais. Também assina o modelo de guitarra Condor Nelson Faria Signature (JNF-1), desenvolvido pelo artista em parceria com a renomada fábrica de instrumentos.

Entre artistas com quem dividiu palcos e estúdios, destacam-se João Bosco, Cassia Eller, Gonzalo Rubalcaba, Ivan Lins, Till Broenner, Zélia Duncan, Ana Carolina, Milton Nascimento, Toninho Horta, Tim Maia, Leila Pinheiro, Nico Assumpção, Gilson Peranzzetta, Paulo Moura, Wagner Tiso, Edu Lobo, Fátima Guedes, Karolina Vucidolac, Josee Konning, Lisa Ono, Baby do Brasil, Pascoal Meirelles, Antonio Adolfo, Nivaldo Ornelas, Mauro Senise, Maurício Einhorn e muitos outros. Em sua carreira, ele acumula apresentações no Brasil e em mais de 30 países no mundo.

Atualmente, Nelson Faria também atua como professor na Universidade de Örebro, na Suécia, além de trabalhar ao lado das mais importantes bigbands da Europa e dos EUA como arranjador e solista convidado. Desde março de 2015, é também apresentador do programa "Um café lá em casa", veiculado na web.

Recommended