poupança_ saiba tudo sobre ela
  • há 6 anos
Sem dúvidas, a poupança é a aplicação mais conhecida dos brasileiros. Através dela, você deposita uma quantia no banco, que utiliza o seu dinheiro para ganhar mais dinheiro, dando a você, em troca, uma remuneração após o aniversário da conta, isto é, um mês depois do depósito.
Se você sacar o dinheiro um dia antes, você não ganha absolutamente nenhum centavo.
De acordo com o Banco Central do Brasil, a remuneração da poupança tem duas partes: a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial, mais a remuneração adicional.
Quando a SELIC – Taxa Básica da nossa economia – estiver acima de 8,5%, a remuneração adicional será igual a 0,5% ao mês.
Quando a SELIC estiver abaixo de 8,5%, a remuneração adicional será igual a 70% da SELIC mensalizada.
Por disposição legal, todos os bancos remuneram a poupança da mesma forma.
A poupança apresenta três vantagens: isenção do imposto de renda, cobertura do Fundo Garantidor de Crédito até o limite de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) por instituição financeira e liquidez diária.
Liquidez diária significa dizer que o dinheiro está a sua disposição para transações a qualquer momento, não existindo prazo de resgate ou período de carência.
Contudo, essas vantagens não superam as desvantagens. Em primeiro lugar, a poupança apresenta um dos menores retornos financeiros do mercado. Paga menos do que o Tesouro Direto, CDB, RDB, LCI, LCA, LC etc.
O Fundo Garantidor de Crédito garante as aplicações em CDB, RDB, LCI, LCA, LC, entre outros, e o Tesouro Nacional garante o Tesouro Direto.
Em relação à liquidez, existem no mercado diversos bancos que emitem CDB com liquidez diária, como o Banco Inter e o Sofisa Direto. No caso do Tesouro Direto, o dinheiro fica disponível para você em dois dias úteis. Já as LCI e LCA apresentam um prazo mínimo de resgate de 90 dias, demandando planejamento de quem vai investir, mas o retorno financeiro compensa.
Se você tem dinheiro na poupança, comece a ler mais sobre investimentos e pare de perder dinheiro. A poupança só supera, em termos de remuneração, o velho hábito de deixar dinheiro parado debaixo do colchão.

SIGLAS UTILIZADAS NO MERCADO FINANCEIRO

CDB: Certificado de Depósito Bancário

LC: Letras de Câmbio

LCA: Letras de Crédito do Agronegócio

LCI: Letras de Crédito Imobiliário

RDB: Recibos de Depósito Bancário
Recomendado