Governo da Catalunha apresenta urnas de voto
  • há 7 anos
Apesar dos avisos de Madrid, o Governo da Catalunha apresentou as urnas de voto para o referendo sobre a independência que quer realizar no domingo. A Generalitat anunciou que vai haver mais de 2 300 assembleias de voto.

“Estamos convencidos que os cidadãos da Catalunha vão votar este domingo e que o farão com a mesma atitude cívica e responsável que sempre demonstraram”, apelou o vice-presidente do Governo da Catalunha, Oriol Junqueras.

O Executivo Central considera a consulta popular ilegal e e pretende impedi-la com um amplo dispositivo policial.

Madrid diz que aconteça o que acontecer no domingo, na Catalunha, não será um referendo. “Começo por dizer-vos que a 1 de outubro não haverá qualquer referendo na Catalunha. Esse referendo foi convocado de forma ilegal. As leis que suportavam este referendo foram suspensas pelo Tribunal Constitucional”, defendeu o porta-voz do Governo espanhol, Íñigo Méndez de Vigo.

Face à determinação do Governo Regional da Catalunha, Madrid multiplicou as medidas judiciais e as operações policiais nas últimas semanas. As forças de segurança detiveram 14 pessoas implicadas na organização do referendo. Milhões de boletins de voto foram apreendidos.
Recomendado