Presidente do Curdistão iraquiano reclama vitória do "Sim" em referendo

  • há 7 anos
O Presidente do Curdistão iraquiano reclamou a vitória do “Sim” no referendo simbólico sobre a independência do território. Num discurso televisivo, Massoud Barzani aproveitou para apelar ao diálogo com Bagdade mesmo depois do primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, ter dito que a consulta popular é inconstitucional e que não vai abrir a porta a negociações.

“Em vez de ameaças e castigos venham e tenhamos uma conversa séria. Vamos dar tempo ao diálogo. Sejamos bons vizinhos. [...]Em relação aos países vizinhos não queremos quaisquer problemas. É melhor se cooperarem connosco e desempenharem um papel positivo na resolução de problemas entre Erbil e Bagdade”, disse Barzani.

O referendo decorreu sob um forte clima de tensão. A par do Irão, quer a Turquia quer o Iraque realizaram, esta terça-feira, exercícios militares conjuntos perto da fronteira turca.

O Governo turco disse que o referendo pode pôr em causa a paz e estabilidade não só no Iraque, mas também na Turquia, no Irão e na Síria.

Recomendado