SeaWorld anunciou que Tilikum, a baleia orca mais famosa do mundo morreu.

  • 7年前
ORLANDO, EUA — Em 6 de janeiro, a baleia mais famosa do mundo faleceu.

SeaWorld anunciou que Tilikum a baleia orca finalmente morreu devido a complicações
de uma infecção bacteriana de pulmão que ele estava sofrendo.

A saúde de Tilikum estava em declínio há alguns meses, mas o sofrimento de ser uma baleia orca cativa durou mais de três décadas.

Em 1983, Tilikum, de 2 anos de idade, foi capturado ao largo da costa da Islândia, arrancado de sua família e levado para um zoológico marinho.

Um ano mais tarde, Tilikum foi transferido então a Sealand do Pacífico, um parque marinho anterior em Columbia Britânica, Canadá.

Obrigado a aprender truques e atuar regularmente para o público, não demorou muito para Tilikum se tornar agressivo em relação aos seres humanos.

Em 1991, Keltie Byrne, treinadora de 20 anos, estava trabalhando com Tilikum e outras duas baleias quando ela entrou na piscina.

Enquanto lutava para sair da piscina, as baleias a impediram de fazê-lo.

Tilikum levava supostamente o cadáver da jovem nas costas nas duas horas seguintes, antes que a equipe pudesse recuperá-la.

Depois que Sealand do Pacífico fechou no ano seguinte, Tilikum foi vendido então a SeaWorld, Orlando por US$1 milhão.

Lá, também, a baleia de mais de 1200 quilos foi mantida em um pequeno tanque, construído para manter dez milésimos da água que uma orca normalmente atravessaria um dia na natureza. Os especialistas dizem que essas condições levam à psicose das baleias, e não demorou muito para que Tilikum voltasse a atacar.

Em 1999, um vagabundo de 27 anos chamado Daniel Dukes tinha entrado de alguma forma no parque e mergulhou em um tanque de reprodução para mergulhar pelado com a baleia.

Na manhã seguinte, em uma visão familiar, o corpo de Daniel foi encontrado pendurado nas costas de Tilikum.

A morte foi relatada como um provável afogamento, mas isso não explicaria todas as lesões que Daniel sofreu. Seu corpo estava coberto de abrasões e seus genitais haviam sido mordidos.

A série assassina de Tilikum culminou em 2010, quando a treinadora do SeaWorld, Dawn Brancheau, foi derrubada na piscina durante uma apresentação ao vivo, e ele a segurou até que ela se afogou. Seu corpo foi recuperado mais tarde com seu braço esquerdo e parte de seu escalpo rasgado fora.

A morte de Dawn foi o foco do aclamado documentário Blackfish, o que expôs o tratamento do SeaWorld de suas baleias orca e quase afundou a empresa após uma reação pública extrema.

Em resposta ao filme, o SeaWorld interrompeu seu programa de criação em cativeiro e anunciou que estaria eliminando seus shows teatrais da orca.

Em uma declaração, SeaWorld lamentou a perda de Tilikum, e observou o "cuidado de classe mundial" fornecido a ele, e que ele viveu uma longa e enriquecedora vida enquanto no SeaWorld.

Descanse em paz, Tilly. Espero que você esteja nadando através de um oceano paraíso infinito, com abundância de peixes para comer.

Sem mais truques para você, grandão.