A "movida" em Cannes: Pedro Almodovar preside festival deste ano

  • há 7 anos
Cannes escolhe o realizador espanhol Pedro Almodovar para presidir o júri do 70o festival de cinema deste ano.

O anúncio foi feito esta terça-feira como uma forma, segundo a organização do certame, de homenagear, “um grande autor internacional e uma Espanha moderna e livre”.

Pedro Almodóvar, President of the Jury of the 70th Festival de Cannes from 17-28 May. OLÉ ! #Cannes2017 More info: https://t.co/2tWBPo6jHF pic.twitter.com/kPhVbBdgcS— Festival de Cannes (@Festival_Cannes) January 31, 2017

Símbolo do movimento da chamada “movida” que nos anos 80 reinventou a cena cultural espanhola após o fim da ditadura, Almodovar faz parte do cartaz anual de Cannes ao longo de uma carreira de mais de três décadas.

Mesmo sem nunca ter vencido a ambicionada Palma de Ouro, cinco dos 20 filmes de Almodovar fizeram parte do concurso oficial do festival, de “Tudo sobre a minha mãe”, ao recente “Julieta”, tendo recolhido prémios de realização, interpretação e guião.

O realizador tinha sido homenageado em Cannes com um prémio honorífico pela totalidade da sua carreira, em 1999, durante a apresentação do seu primeiro filme selecionado para o festival, “Tudo sobre a minha mãe”.

Os filmes de um dos “embaixadores” do cinema europeu obtiveram, no entanto, dois óscares americanos, do outro lado do Atlântico.

Uma oportunidade agora para ver o universo do realizador refletido na seleção oficial do festival de Cannes que se inicia no próximo dia 17 de maio.

Recomendado