Schulz vai defrontar Merkel nas eleições alemãs
  • há 7 anos
O ex-presidente do Parlamento Europeu é o candidato do SPD às eleições alemãs. Os sociais-democratas alemães nomearam, por unanimidade, Martin Schulz para defrontar Angela Merkel na corrida à liderança do governo.

No final do ano passado Schulz já tinha anunciado que ia abandonar a política europeia para se dedicar à política nacional. A candidatura à chancelaria surge depois de o líder do partido, Sigmar Gabriel, ter afastado a hipótese de se apresentar às eleições.

Após a nomeação, Martin Schulz afirmou que “a social democracia significa a justiça para com os outros, mão na mão, de forma a conseguir o melhor para o nosso país, queremos soluções pragmáticas para as pessoas. Esta é a grande diferença que temos para os conservadores, que têm políticas intermináveis e cansativas”.

Schulz vai ser o principal adversário da chanceler Angela Merkel, que anunciou há alguns meses que seria candidata a um quarto mandato. Mas um adversário que se pode tornar parceiro. Recorde-se que o SPD pertence à grande coligação, com a CDU de Merkel, que lidera o governo alemão desde 2013.

Nas sondagens, os sociais democratas têm 23% das intenções de voto, enquanto o partido da chanceler alemã chega aos 35%.
Recomendado