Hollande defende UE unida face a Trump na cimeira de Lisboa

  • há 7 anos
O presidente francês defendeu uma Europa unida para actuar como contrapeso face ao novo ocupante da Casa Branca, Donald Trump.

A declaração de François Hollande foi feita à margem da Cimeira dos Países do Sul da União Europeia, que reuniu em Lisboa os líderes de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Chipre e Malta:

“Os discursos que ouvimos dos Estados Unidos encorajam o populismo extremista e mesmo a ideia de que não haverá mais Europa, de que não deviamos continuar juntos, de que não deviamos acolher refugiados, de que devemos pôr em causa os acordos sobre o clima, de que devia haver protecionismo. A Europa não é protecionista. A Europa não é fechada. A Europa não é sem valores e princípios.”

A afirmação foi feita a poucas horas do primeiro telefonema com o novo presidente norte-americano e depois de Trump ter felicitado efusivamente o Brexit no Reino Unido.

Na declaração final da cimeira de Lisboa, os sete países do sul da Europa concordaram em reforçar a cooperação com vista a um bloco comunitário “forte e unido”, nomeadamente através de uma “maior convergência” económica.

Recomendado