Jean-Claude Juncker: "A Turquia é parceiro essencial para a UE"

  • há 7 anos
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker falou em exclusivo à euronews sobre os eventuais perigos que atualmente podem colocar em risco o projeto europeu. A entrevista pode ser vista e ouvida na íntegra através do leitor no topo da página. A transcrição está aqui:



Isabelle Kumar, euronews
Qual poderia ser o golpe fatal para a União Europeia? O Brexit, populismos, crise das migrações, situação económica difícil – a União Europeia encontra-se numa das fases mais críticas desde a sua criação. As eleições na Áustria, na Itália, na França e na Alemanha surgem como momentos de risco que podem ameaçar a existência da União Europeia. Poucas pessoas estão melhor colocadas para responder a estas questões do que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Obrigado por estar connosco.

Jean-Claude Juncker
Bom dia.

euronews
No início do seu mandato, há dois anos, disse que esta seria “a comissão da última chance”. Como avalia hoje a situação da União Europeia?

Jean-Claude Juncker
Enfim, a União Europeia não está confrontada a uma questão de existência.

euronews
A sério?

Jean-Claude Juncker
Disse que as eleições em França e na Alemanha poderiam ameaçar a sobrevivência da União Europeia, mas isso não é verdade. As eleições em França e na Alemanha não colocam os eleitores desses países diante da questão da existência da União Europeia.
Mas tem razão, eu disse que a comissão a que tenho a honra de presidir seria a de uma última chance. O que queria dizer é que a União Europeia entra numa fase de última oportunidade, pois o fosso entre os cidadãos europeus e a ação pública e política da União Europeia aprofunda-se a cada dia que passa e eu quis remediar isso.



Biografia: Jean-Claude Juncker


Em 1974 aderiu ao Partido Popular Social Cristão do Luxemburgo
Primeiro-ministro do Luxemburgo, de 20 de janeiro de 1995 até dezembro de 2013.
Presidente da Comissão Europeia desde 2014


É um dos políticos mundias em exercício por um período mas longo e chefiou um governo dos governos de maior longevidade na União Europeia.




euronews
Exactamente. As instituições são frequentemente criticadas por se terem afastado do povo. Pedimos aos internautas que nos enviassem perguntas e tenho aqui a questão enviada Moussa Boureima: “Qual é a maior fraqueza da União Europeia?”

Jean-Claude Juncker
Falemos de um tabú: não sabemos muita coisa uns dos outros. Que sabem os lapões do Norte da Sicília? Que sabem os italianos do Sul dos habitantes do interior da Polónia? Nada. Deveríamos começar a interessar-nos uns pelos outros.

euronews
Neste momento crítico para a União Europeia, vai provavelmente perder um dos seus aliados mais próximos, um aliado poderoso – estou a falar do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. Um golpe duro para si, num momento difícil.

Jean-Claude Juncker
Não atribuiria à saída de Martin Schulz um peso qualitativo assim tão elevado. É verdade que trabalhei bem com Martin Schulz, que fo

Recomendado