Rajoy investido, Espanha tem governo ao fim de dez meses de crise política
  • há 7 anos
Mariano Rajoy, reconduzido no sábado como chefe do governo espanhol, tomou posse esta manhã numa cerimónia presidida pelo rei Felipe VI.

O líder do Partido Popular espanhol deverá anunciar na próxima quinta-feira a composição do novo executivo, que tomará posse no dia seguinte.

Apesar da orientação dada no sentido da abstenção, 15 deputados socialistas não respeitaram a disciplina de voto e mantiveram o voto contra a investidura de Rajoy.

Investido em segunda votação, com 170 votos a favor, 111 contra e 68 abstenções, Rajoy conta no parlamento com o apoio de uma minoria e por isso disse estar disposto a pedir a colaboração de outros partidos, principalmente do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) e do Cidadãos (centro).

A Espanha tem governo ao fim de dez meses de indefinição, mas este será o mandato de um primeiro-ministro com o menor apoio parlamentar desde 1978.

O líder do PP terá agora de enfrentar desafios difíceis, a começar pelas exigências de Bruxelas, que pede cortes nas despesas, e as pretensões independentistas da Catalunha.

Rajoy falhou uma primeira tentativa de investidura em setembro, apoiado apenas pelo Cidadãos e pela deputada da Coligação Canária, tanto na primeira como na segunda votação e chumbado pela oposição de todos os restantes partidos.
Recomendado