Guerra de preços por causa da desvalorização da libra deixou montras vazias nos supermercados britânicos

  • há 8 anos
A desvalorização da libra está a provocar uma guerra de preços que deixou o gigante da distribuição Tesco sem alguns produtos da Unilever nas montras, no que é até agora um dos sinais mais visíveis dos efeitos que o “brexit” pode ter junto dos consumidores no Reino Unido.

Tesco removed Unilever products from shelves in the wake of the pound’s sharp descenthttps://t.co/QseaKkHu0d — Wall Street Journal (@WSJ) October 13, 2016


A Tesco e outras três grandes cadeias de venda a retalho britânicas não aceitam o aumento de quase 10% que a holandesa Unilever quer impor em vários dos seus produtos para compensar os efeitos da desvalorização da libra esterlina. Entretanto, a Unilever anunciou que o problema já foi resolvido.

Tesco running low on Marmite and other key brands in price row with Unilever https://t.co/SH8oxxyl3m— The Guardian (@guardian) October 13, 2016


O presidente executivo (CEO) da Tesco garante que “desde o referendo não subimos os preços”, pelo contrário, os “preços têm continuado a descer”. Quanto ao futuro, Dave Lewis não pode dar garantias mas assume o compromisso de não deixar os preços subirem se tal for possível.

As preocupações alastram entre os consumidores, que começam a fazer contas de cabeça:

“Se os preços subirem as coisas vão complicar-se, em especial, para os que recebem salários baixos. A situação já é difícil e a Unilever diz que o problema tem a ver com a saída da União Europeia, mas não entendo porquê”, afirma uma consumidora. Outro londrino refere que “as pessoas não sabiam no que estavam a votar no referendo do ‘brexit’. Votaram pela saída por outras razões e não levaram em contam as repercussões económicas e, por isso, agora ficam surpreendidas”.

Se, por enquanto, a atividade económica no Reino Unido permanece robusta, não é de admirar que o poder de compra dos britânicos venha a cair se a desvalorização da libra continuar, provocando um aumento dos preços dos produtos importados.

Tesco and Unilever shares tumble as price row takes its toll https://t.co/Lsqr9yWLHK— The Independent (@Independent) October 13, 2016

Recomendado