Conselho de Segurança da ONU: Rússia bloqueia cessar-fogo em Alepo

  • há 8 anos
A Rússia bloqueou este sábado, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a proposta de cessar-fogo na Síria apresentada ao Conselho de Segurança pelas delegações da França e da Espanha. Nesta proposta, estava incluído o fim da violência em Alepo e a proibição de voos a todas as aeronaves sobre aquela cidade em estado crítico no norte do país.

Por ser um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, o veto russo bastou para a rejeição de uma proposta que, dos 15 possíveis, contou com onze votos a favor, registando-se ainda duas abstenções (China e Angola) e apenas mais um voto contra, o da Venezuela.

Security Council vote on Syria —
Resolution 846: yes 11, no 2 & abstain 2.
Resolution not adopted.
Meeting continues. https://t.co/uUtuRMptgY— United Nations (@UN) 8 de outubro de 2016

A presidir este mês ao Conselho de Segurança da ONU, a delegação russa pegou depois na proposta franco-espanhola, retirou-lhe a exigência do fim dos bombardeamentos sobre Alepo e colocou-a de novo a votação, mas nem sequer conseguiu o mínimo de nove votos a favor exigidos para ser considerada. Apenas a China, a Venezuela e o Egito votaram a favor da proposta russa.

Security Council vote on Syria —
Resolution 847: yes 4, no 9 & abstain 2.
Resolution not adopted.
Meeting continues. https://t.co/uUtuRMptgY— United Nations (@UN) 8 de outubro de 2016

Na sequência do bloqueio à proposta franco-espanhola, o embaixador britânico apontou o dedo ao homólogo russo, Vitaly Churkin, e defendeu que “ veto russo apenas confirmou o que já se sabia há muito tempo”.

“As ações da Rússia nas últimas semanas revelaram o quão vazio é o interesse de Moscovo no processo de paz para a Síria”, acusou Matthew Rycroft, considerando o veto “um abuso cínico dos privilégios e responsabilidades de um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.”

.MatthewRycroft1 on Russia's #Syria resolution: “it's a sham” pic.twitter.com/YZTeuoAVta— UKUN_NewYork (UKUN_NewYork) 8 de outubro de 2016

(Matthew Rycroft sobre a resolução da Rússia para a Síria: “É uma farsa.”)

Russia increasingly isolated. No surprise. They destroy hospitals, schools, innocent lives in #Aleppo. Destroy #Syria-ns hope in #UNSC #veto pic.twitter.com/PwZ7enI9Ay— Matthew Rycroft (@MatthewRycroft1) 8 de outubro de 2016

(“A Rússia cada vez mais isolada. Sem surpresa.
Eles destroem hospitais, escolas, vidas inocentes em Alepo.
Destroem a esperança dos sírios com o veto no Conselho de Segurança.”)

UNICEF reforça apelo ao fim da violência em Alepo
Apenas dois dias após a entrevista em que o presidente da Síria, Bashar al-Assad, acusa o ocidente de estar a usar como propaganda as vítimas infantis do conflito no país, também a UNICEF, o fundo da ONU para as crianças, vem pedir o fim imediato da violência em Alepo.

A representante da UNICEF na Síria, garantiu estar a ser informada de que, “por causa da falta de serviços e da falta de instalações médicas para as crianças, os médicos não co

Recomendado