Estudantes viram o debate com a euronews: Clinton venceu

  • há 8 anos
Com Stefan Grobe, em Washington

O correspondente da euronews em Washington, Stefan Grobe, reuniu um grupo de estudantes da Universidade Católica Americana para ver o primeiro debate presidencial, entre Hillary Clinton e Donald Trump.

Se este universo fosse representativo do eleitorado dos Estados Unidos, Hillary Clinton não teria qualquer problema em vencer. Trata-se de estudantes de Ciência Política, que representam uma elite intelectual.

“Hillary venceu o debate. No próximo, pode ser diferente. Depois do debate de hoje, ele vai ter de se preparar. Pareceu bastante óbvio que ela estava preparada, mas ele não”, diz um jovem.

Here’s the Clinton reaction GIF you’re all looking for #debatenight https://t.co/B2vUFNhE2c pic.twitter.com/WzoCHv3RPC— Circa (@Circa) September 27, 2016

That #Trumpsniffle though #debatenight #debates pic.twitter.com/B9XZhsVLqT— Mashable GIF (@mashablegif) September 27, 2016

Outra estudante acrescenta: “Ele (Trump) foi muito autoritário e nada educado. Nem estava à espera que o fosse. Sempre que o vejo e ouço, lembro-me dos comentários que fez e tem feito a respeito das mulheres”.

“Quando Hillary Clinton estava a falar dos impostos federais que Trump não pagou, penso que à volta de 650 milhões de dólares, e ele diz que são negócios, isso marcou pontos negativos para ele. Faz dele o protótipo do empresário que a minha geração detesta – ganancioso, ao serviço das grandes empresas, no topo de um arranha-céus”, diz outro jovem.

As sondagens mostram os jovens dos 18 aos 29 anos a votar, maioritariamente, em Hillary Clinton.

“Hillary Clinton ainda não tem apoio que chegue junto dos mais jovens para ter a certeza de manter os democratas no poder. Mas com este debate, ganhou apoio nesta faixa, o que pode ser mais um passo rumo à vitória”, diz Grobe.

Recomendado