18.09.1996 (ST Portugal) - Benfica FC Porto 0-5 Humilhação

  • há 16 anos
O FC Porto é o grande dominador da terceira competição oficial do futebol Português - a Supertaça. Em 25 edições, os Dragões obtiveram 13 triunfos. Toda a "concorrência" está a «anos-luz»: Sporting (5 triunfos), Benfica (3), Boavista (3) e Guimarães (1). As doze vitórias do FC Porto foram obtidas à custa do principal rival, o Benfica. Com efeito, os Dragões derrotaram o Benfica por 8 vezes, e por uma vez venceram às custas do Estrela da Amadora, Braga, Beira Mar, Boavista e União de Leiria. O domínio nesta competição está intimamente ligado ao domínio que o FC Porto tem exercido no futebol Português, nas últimas 2 décadas. O FC Porto ainda participou noutras...sete(!) edições, que perderia para o Boavista (3), Sporting (2), Benfica (1) e Guimarães(1).

No total, os Dragões apresentam um balanço formidável: 20 participações, 13 triunfos, 44 jogos, 18 vitórias, 14 empates e 12 derrotas, com um saldo positivo de golos de 51-38.

Como seria de esperar, o FC Porto apresenta diversos jogadores no «Top-10» de goleadores. Domingos é mesmo o melhor marcador de sempre da competição, com 6 golos apontados: 1. Domingos (FCP) 6, 2. Jordão (SCP) 5, 3. Gomes (FCP) 4. Com três golos figuram Nené (SLB), Jacques (FCP), Manuel Fernandes (SCP), Vermelhinho (FCP), Kostadinov (FCP) e Futre (FCP).