Confrontos no norte de Israel enquanto delegação da UE visita Faixa de Gaza

  • há 10 anos
Até aqui relativamente calmo, o norte de Israel – e concretamente a cidade de Kfar Canã, perto da Nazaré – foi, este sábado, alvo de confrontos ente manifestantes e forças da ordem, após a morte de um jovem árabe-israelita pela polícia, aquando de uma detenção por um delito de direito comum.

A violência entre israelitas e palestinianos preocupa a nova chefe da diplomacia da União Europeia. Federica Mogherini esteve, este sábado, na Faixa de Gaza, onde voltou a apelar à criação de um Estado Palestiniano – tal como tinha feito, na véspera, durante a visita a Jerusalém.

“Se não respeitarmos o acordo de trégua foi alcançado no Cairo, se não avançarmos para os passos dois e três do acordo – o que significa a reconstrução, o levantamento do bloqueio e, no final o Estado palestiniano – estaremos sempre a regressar à violência”, afirmou Mogherini.

Os doadores já mobilizarem milhões de dólares para reconstruir os milhares de habitações destruídas pelos bombardeamentos israelitas mas o bloqueio em vigor impede a entrada de materiais de construção no enclave, onde habitam 1,8 milhões de palestinianos.

Recomendado